Arqueologia da música



Em uma época onde  o DVD, o Blu-Ray, a Internet nem existiam e o VHS não era comercializado em massa,  filmagens eram realizadas movidas pelo impulso e necessidade de se registrar um momento. As décadas de 60 e 70 com certeza foram extremamente marcantes para a história da música.

Woodstock, Beatles, Led Zeppelin, Isle of Wight Festival… Os artistas, eventos e locais de extrema importância são incontáveis.

Bill Graham foi uma figura ímpar desta época. Promotor de shows e dono da imponente casa de shows Filmore East, de 1968 a 1971. Tempo suficiente para reunir inúmeras apresentações memoráveis. Janis Joplin, Neil Young, The Beach Boys, Led Zeppelin e The Almann Brothers Band são apenas alguns dos nomes que passaram por lá.

Durante sua vida, Bill reuniu um verdadeiro tesouro da música. São filmagens de shows, gravações de músicas, pôsteres, ingressos e fotografias da época, em especial os anos 60 e 70. Após sua morte, o tesouro foi vendido por 5 milhões de dólares em 2003 para o empresário William Sagan, o material foi disponibilizado na internet tanto para compra quanto para ser visto gratuitamente. William Sagan nomeou a empresa responsável inspirado no apelido de Bill Grahan. Wolfgang’s Vault, o cofre de Wolfgang.

455
A Filmore East, em Nova Iorque

Atualmente sob o nome de Music Vault o site e o canal do YouTube contam com milhares de registros em vídeo de apresentações musicais antigas e perdidas no tempo.  Em uma entrevista à revista Rolling Stone, Bill Antonucci, o editor de conteúdo da Music Vault, disse “… Espero que os vídeos dê aos fãs mais jovens um gostinho de como era assistir algumas das bandas clássicas, enquanto os fãs mais velhos podem reviver os concertos que viram”.

Entre os registros disponíveis no site está uma apresentação icônica da banda Lynyrd Skynyrd tocando a famosa música Free Bird, memorável por ser um dos últimos shows com os integrantes originais do grupo.

O show registrado em 1977 aconteceu apenas alguns meses antes do trágico acidente de avião que tirou as vidas do  vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e sua irmã, Cassie Gaines,  o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray. Os integrantes do grupo musical costumavam se referir ao avião como Free Bird (Pássaro Livre), em uma referência ao nome da música.

O vocalista Ronnie Van Zant possuía uma amizade com o guitarrista Duane Allmann, do grupo The Almann Brothers Band. Após o falecimento de Duane Almann em 1971, Ronnie Van Zant passou a dedicar a música Free Bird ao amigo em quase todos os shows do Lynyrd Skynyrd. Coincidentemente, The Almann Brothers Band foi uma das bandas a se apresentar na última noite de funcionamento da Filmore East, casa de shows de Bill Graham.

O site da Music Vault e o seu canal do YouTube possuem inúmeros outros vídeos e até shows inteiros disponibilizados gratuitamente. O projeto realmente é interessante para os entusiastas da música que desejam se conectar com histórias do passado.

Lucas Evaldo Stiehler

Lucas Evaldo Stiehler, 19 anos, designer por talento e transpiração, criativo, profissional de marketing e amante do Rock.Co-fundador e criador de conteúdo na Revista Nice e Designer na CMM Interativa. Entusiasta do cinema e da música

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.