Flávio Augusto
Na internet, hoje em dia, todo mundo é guru, coaching, mentor, CEO, filósofo e fundador de sua ideia que sequer saiu do papel.
(Provavelmente a 10ª vez que posto sobre este tema)
Sem ofensas. Cuidado com os conselhos e as críticas de pessoas SEM RESULTADOS.
Sobre os conselhos, provavelmente serão furados ou vazios.
Sobre as críticas, provavelmente serão motivadas pela inveja ou recalque.
Quando contratar um médico, por exemplo, tenha a certeza de que ele é competente antes de entrar na sala de cirurgia.
Quando emprestar o seu ouvido para alguém, seja quem for, olhe para a vida desta pessoa e availe se a mesma realmente tem autoridade para tratar sobre o assunto.
O sujeito fala de sucesso? Verifique se ele o tem.
Fala de empreendedorismo? Verifique quantas empresas constriu com sucesso.
Fala sobre liderança? Verifique quantas centenas de pessoas a tem como referencial e que resutados conquistaram.
Fala sobre relacionamento? Olhe pra sua família.
Se o resultado de sua pesquisa for postivo, pronto. Você tem uma autoridade que pode lhe ajudar.
Se a pesquisa mostrar que o sujeito não vive o que prega, não se iluda com as palavras bonitinhas, com as técnicas de oratória e com os efeitos sonoros e visuais de suas apresentações.
Na internet, hoje em dia, todo mundo é guru, coaching, mentor, CEO, filósofo e fundador de sua ideia que sequer saiu do papel e provavelmente não vai sair, mas não importa, o que vale é o marketing pessoal. Pra essa turma, isso basta pra virar uma autoridade cibertética e o pior, os desavisados e famintos por uma reposta que dê sentido a sua vida, impressionam-se por muito pouco e se tornam consumidores ávidos por placebo.
Quem quer chegar mais longe precisa pegar o caminho certo. Existe o caminho certo? Sim, mas são poucos. Existe o caminho errado? Sim e são muitos.
Logo, não é difícil acertar, mas é muito fácil errar.
Não se permita ser uma cobaia de quem quer que seja. Essa brincadeira inocente sempre sai muito cara.