Vestido de noiva é algo para chamar de meu



Por Marlize Baierle

Uma prática disseminada no Brasil e nos Estados Unidos, o aluguel de vestidos de casamento merece uma reflexão aprofundada, inserida dentro do mercado de alta costura. Mas também dentro do que convencionamos chamar de “evento de casamento”.

Casamento não é somente uma festa. Ou um evento ao qual se possa dar um valor menor. Em todas as culturas e povos, é a realização de um ideal, cercado por uma aura de magia, que une famílias e grupos sociais. Remete todos os envolvidos a um mundo de sonhos e descobertas. O encontro de duas almas que se amam e registram publicamente este amor. Nenhuma comemoração se compara ao casamento.

988838_561791197285425_1516284714549978171_n

O mercado de festas de casamento movimenta 12 bilhões de reais no Brasil todos os anos. Um investimento justo de cada casal, quando realmente percebe-se que o momento é único, ímpar, e merece ser marcante para ser rememorado durante décadas, gerações. Cada detalhe, seja um adereço, um vestido, vídeos e imagens, local, igreja, decoração, música, convidados, tudo vai ficar para a história!

10943368_913974295303167_1109190249_n

Diferentemente de Brasil e Estados Unidos, na Europa é muito raro existir aluguel de vestidos de casamento. Tradicionalistas, os europeus entendem como ninguém a importância de um vestido único e exclusivo para a noiva. Vestido que vai ser guardado como o símbolo máximo de um momento inesquecível. Assim, como ter apreço por tantos detalhes importantes e relegar para segundo plano algo que será a maior atração depois da noiva: o seu vestido lindo e encantador? Dela, de mais ninguém.

Quando se fala sobre vestido deve-se ter em mente todo o simbolismo histórico advindo dos orientais com seus véus para proteção espiritual, passando pelos povos da Babilônia e Mesopotâmia e civilização greco-romana. Falar de aluguel diante de tanta história, parece mesmo uma blasfêmia.

Ou mesmo quando se pensa nas representações artísticas: nas inúmeras obras em que uma noiva foi retratada em todo seu esplendor, linda, revelada em sua beleza, sempre foi valorizada por uma peça única. E isto pode ser um quadro, uma gravura ou, mais contemporaneamente, em cenas de cinema ou televisão. É desrespeito dizer que o artista se inspirou em um vestido de aluguel.

Nos tempos atuais, ter um vestido de noiva exclusivo insere a noiva na autêntica atmosfera de um evento que requer todos os esforços para ser inesquecível, ter personalidade e bom gosto. Ou mesmo para levá-lo sem nenhuma ressalva para sua viagem de núpcias, para as fotos do chamado pós-casamento, o trash the dress, quando o casal o utiliza para registro daquele momento único. O vestido de noiva em um país distante, em uma ilha isolada, em um por do sol, em produções cada vez mais belas. Como construir estas memórias com algo alugado?

Sem nos esquecermos de que, em tempos de redes sociais e disseminação de imagens e fotos, o aluguel para vestidos de casamento pode transformar o momento mais importante da vida de uma mulher em um constrangimento desnecessário, ao ver que a melhor amiga ou um alguém que ela nem conhece pode ter usado o mesmo vestido do momento mais importante da vida dela.

Ter um vestido exclusivo no dia do casamento é um luxo que não pode ser desprezado. Principalmente quando sabemos que a verdadeira definição de luxo é elegância, sutileza e bom gosto.

marlizeeee

Marlize Baierle – Estilista  e consultora de moda e estilo.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.